"A Fúria e a Aurora", de Renée Ahdieh | SAGAS

Imagem retirada da capa de A Fúria e a Aurora (Globo Alt)

A Fúria e a Aurora (The Wrath & the Dawn, no original) é uma duologia de fantasia para jovens adultos (YA) escrita pela estadunidense-corana Renée Ahdieh. Foi publicada primeiramente pela G.P. Putnam's Sons Books for Young Readers (hoje, do Penguin Young Readers Group) em 2015, e trazida ao Brasil pela Globo Alt (selo da Editora Globo) em 2016.




SOBRE A SAGA


A saga reimagina As Mil e Uma Noites, recontando a história de Sherazade, desposada por Khalid, o rei que mata suas mulheres na noite seguinte ao casamento. No original, para escapar desse terrível destino, Sherazade começa a contar-lhe histórias antes de dormir, deixando um gancho irresistível ao final, para que o rei ficasse tão curioso que a poupasse por mais um dia, e assim transcorreram-se mil e uma noites de histórias. Na versão de Renée Ahdieh, a protagonista se voluntaria para casar com o rei, a fim de vingar as mortes de todas que vieram antes dela, mas acaba descobrindo que há muito mais a se saber sobre o regente de Khorasan do que ela imaginava.



Lançamento


A Fúria e a Aurora, primeiro volume da duologia, foi publicado em maio de 2015 pela editora G.P. Putnam's Sons Books for Young Readers (do hoje Penguin Young Readers Group), vendendo bem para justificar uma sequência, que seria lançada no ano seguinte. Nesse meio tempo, Ahdieh decidiu escrever contos explorando o passado e expandindo o universo da saga, que foram lançados em eBook nas semanas que antecederam o lançamento da continuação: Coroa e a Flecha (1 de março), A Mariposa e a Chama (22 de março) e O Espelho e o Labirinto (26 de abril). 16 dias antes do lançamento do segundo livro, A Fúria e a Aurora estreou no topo da lista dos mais vendidos do New York Times na categoria "Young Adult E-Book" (eBook Jovem Adulto). A continuação A Rosa e a Adaga chegou ao mercado em 26 de abril de 2016, e foi o eBook jovem adulto mais vendido do NY Times na segunda semana de maio.

Em um bate-papo com a Publishers Weekly em 2017, a autora revelou que, inicialmente, concebeu A Fúria e a Aurora como uma trilogia, mas foi convencida por sua editora a executar a ideia como uma duologia, por medo de que a história fatigasse o público e as vendas de um terceiro volume tivessem um retorno abaixo do esperado.

No Brasil, a Globo Alt (da Globo Livros) publicou o primeiro volume em junho de 2016, e o segundo em fevereiro de 2017. Ao invés de lançar os eBooks traduzidos entre a publicação dos dois livros, seguindo a estratégia da Putnam, a editora optou por reunir as três histórias em uma antologia, intitulada Contos de A Fúria e a Aurora, lançada em agosto de 2017 em formato digital e físico.



PRÊMIOS


A saga de Sherazade e Khalid foi indicada a quatro prêmios no total, mas acabou por não conquistar nenhum.

ANO LIVRO PRÊMIO CATEGORIA RESULTADO
2015 A Fúria e a Aurora Goodreads Choice Award Fantasia & Ficção Científica Jovem Adulto Indicado
2016 A Fúria e a Aurora Milwaukee County Teen Book Award não aplicável Indicado
2016 A Rosa e a Adaga Goodreads Choice Award Fantasia & Ficção Científica Jovem Adulto Indicado
2018 A Fúria e a Aurora Lincoln Award não aplicável Indicado



ADAPTAÇÕES

Arte do banner de The Wrath & the Dawn por SilvesterVitale (Webtoon)

A Fúria e a Aurora teve seus direitos vendidos duas vezes para o audiovisual: o primeiro projeto foi um filme, que acabou não indo para frente; agora, uma série de TV baseada nos livros está em desenvolvimento. Atualmente, a duologia está sendo adaptada para webcomic.



Quadrinhos


A saga vem sendo adaptada para webcomic (quadrinhos online) pelo escritor e produtor Stephen Lamm, com arte de SilvesterVitale, para o WEBTOON como um original da plataforma. Os três primeiros episódios de The Wrath & the Dawn foram publicados em 4 de novembro de 2019, e a primeira temporada se encerrou com o 67º episódio em 25 de janeiro de 2021. A história, seguida por 935,2 mil usuários e com média de avaliações de 9.55, deve voltar para a segunda temporada.



Audiovisual


Em novembro de 2017, foi anunciado que a produtora Imagine Entertainment havia comprado os direitos para adaptar A Fúria e a Aurora para um filme, com a produtora Erica Huggins (A Torre Negra, O Filho do Máscara) encarregada de supervisionar o desenvolvimento do projeto, que acabou não se concretizando.

Já em novembro de 2020, o Deadline revelou que a produtora 1212 Entertainment adquiriu os direitos para transformar a história da saga em uma série de TV, e Joshua Long (Histórias Assustadoras para Contar no Escuro) e Pippa Lambert foram os nomes escolhidos para desenvolver o projeto. Lambert declarou ao site:

Ahdieh tece novos gêneros narrativos em sua mágica e romântica releitura de As Mil e Uma Noites, criando um mundo rico que parece completamente original e moderno. Sherazade é uma heroína que eu não posso esperar para ver na tela: inteligente, sincera, leal, uma arqueira épica e uma contadora de histórias viciante. A adaptação para a TV dos amados romances de Ahdieh vai levar os contos clássicos a uma nova audiência global de uma maneira espetacular e contemporânea.



OBRAS



#1 A Fúria e a Aurora (2016)
Título original: The Wrath & the Dawn (2015)
Editora: Globo Alt (Globo Livros); G.P. Putnam's Sons Books for Young Readers (Penguin Young Readers Group)
Tradução: Fabienne Mercês
Gênero:
Número de páginas: 336
ISBN: 9788525060358
Formato: Capa comum, Digital

Sinopse
Escritos entre os séculos XIII e XVI, os contos do livro As Mil e uma Noites se tornaram parte do imaginário popular no ocidente, como Aladim e Ali Babá, e a história da jovem Sherazade como fio condutor da narrativa. A autora Renée Ahdieh se inspira nesse clássico da literatura árabe para escrever o livro A fúria e a aurora, lançamento da Globo Alt, uma prosa embebida em uma atmosfera de romantismo e sensualidade trazendo uma visão contemporânea da obra original.

Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado.

Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga.

Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.


(Clique para ampliar)
1ª Edição
(G.P. Putnam's Sons Books for Young Readers, 2015)
2ª Edição (Capa Comum, Digital)
(G.P. Putnam's Sons Books for Young Readers, 2016)
3ª Edição (Capa Comum, Digital)
(Penguin Books, 2019)



#0.5 The Crown & the Arrow (2016)
Título no Brasil: A Coroa e a Flecha (2017)
Editora: G.P. Putnam’s Sons Books for Young Readers (Penguin Young Readers Group)
Gênero:
Número de páginas: 9
ISBN: 9780399547720
Formato: Digital

Sinopse traduzida
Setenta e um dias e setenta e uma noites vieram e se foram desde que Khalid começou a matar suas noivas. Neste amanhecer, Khalid marcaria a perda da septuagésima segunda moça, Sherazade al-Khayzuran. Khalid não sabia mais quantas dessas auroras poderia aguentar. E havia algo na última garota que despertou seu interesse. Ela não apenas se voluntariou para casar com ele mas, na cerimônia do casamento, ela não parecia nem um pouco assustada. Na verdade, o que ele vira em seus olhos fora nada menos que puro ódio. Ela estava prestes a perder a vida. Por que não estava assustada? Por que o odiava, então? Ele nunca havia ido ao quarto de sua esposa antes de sua morte ao amanhecer. Esta noite seria diferente.




#0.2 The Moth & the Flame (2016)
Título no Brasil: A Mariposa e a Chama (2017)
Editora: G.P. Putnam’s Sons Books for Young Readers (Penguin Young Readers Group)
Gêneros:
Número de páginas: 40
ISBN: 9780399547737
Formato: Digital

Sinopse traduzida
Começou como uma brincadeira divertida, se não indelicada, antes de se tornar uma aposta fatídica com o mais notório libertino ─ o Capitão da Guarda, Jalal al-Khoury ─ que pode finalmente ter encontrado seu par ideal numa adorável, se não altiva, serva Despina. Mas ela, também, parece ter encontrado seu par no belo Jalal. O que começa como uma tempestuosa batalha de vontade e sagacidade em pouco tempo torna-se um caso apaixonado estimulado por uma tragédia da pior espécie.




#1.5 The Mirror & the Maze (2016)
Título no Brasil: O Espelho e o Labirinto (2017)
Editora: G.P. Putnam’s Sons Books for Young Readers (Penguin Young Readers Group)
Gênero:
Número de páginas: 7
ISBN: 9780399547744
Formato: Digital

Sinopse traduzida
A cidade de Rey está em chamas. Com fumaça crescendo, chamas ardendo e seu povo fugindo, Khalid corre de volta para defender sua cidade e proteger sua rainha. Mas Khalid está atrasado demais para fazer ambos. Ele e seus homens chegam só para encontrar a cidade em ruínas, nada além de um labirinto de destruição, e Sherazade se foi. Mas quem poderia ter forjado tamanha devastação? Khalid teme que pode já saber a resposta, o preço de escolher o amor acima do povo de Rey é evidente demais.




#2 A Rosa e a Adaga (2017)
Título original: The Rose & the Dagger (2016)
Editora: Globo Alt (Globo Livros); G.P. Putnam’s Sons Books for Young Readers (Penguin Young Readers Group)
Tradução: Fabienne Mercês
Gênero:
Número de páginas: 368
ISBN: 9788525060365
Formato: Capa comum, Digital

Sinopse
Inspirada nos clássicos contos do livro As mil e uma noites, produzidos entre os séculos XII e XVI, Renée Ahdieh criou uma história que conquistou leitores e chegou ao topo da lista de best-sellers do New York Times. A rosa e a adaga conclui o enredo de romantismo, traição, intrigas e mistério iniciado em A fúria e a aurora.

A jovem Sherazade chegou a acreditar que seu marido, Khalid, o califa de Khorasan, fosse um monstro. Mas por trás de seus segredos, ela descobriu um homem amável, atormentado pela culpa e por uma terrível maldição, que agora pode mantê-los separados para sempre. Refugiada no deserto com sua família e seu antigo amor, Tariq, ela concentra forças para quebrar a maldição e voltar a viver com seu verdadeiro amor.

Com uma narrativa envolvente e repleta de referências à cultura árabe, a autora desenvolve um universo de intriga política, magia negra e relações complexas. Os personagens, que em A fúria e a aurora já haviam conquistado o coração dos leitores, tornam-se ainda mais marcantes, profundos e sedutores.


(Clique para ampliar)
1ª Edição
(G.P. Putnam's Sons Books for Young Readers, 2016)
2ª Edição (Capa Comum, Digital)
(Penguin Books, 2019)



#0.2–05, #1.5 Contos de A Fúria e a Aurora (2017)
Editora: Globo Alt (Globo Livros); G.P. Putnam’s Sons Books for Young Readers (Penguin Young Readers Group)
Tradução: Fabienne Mercês
Gênero:
Número de páginas: 104
ISBN: 9788525064394
Acabamento: Capa comum, Digital
Contos de A Fúria e a Aurora é um coletânea brasileira

Sinopse
O que passava pela cabeça de Khalid antes dele conhecer Sherazade e qual foi a sua primeira impressão ao vê-la? O que ele sentiu, tempos depois, já completamente apaixonado por ela, ao ser forçado a se afastar e ver seu palácio destruído? E como Despina se envolveu e se apaixonou pelo capitão da guarda real Jalal al-Khoury? Nesses três contos, Renée Ahdieh retorna ao mundo de As mil e uma noites para dar voz a Khalid e Despina em pontos chave da história, nos envolvendo novamente nesse encantador universo de palácios, desertos e paixões avassaladoras.




REFERÊNCIAS


Sites
Redes Sociais

Sobre Claudia Carvalho

É proprietária e autora do OUL. Interessada em literatura e ficção desde a infância, acredita que conhecimento existe para ser compartilhado.

2 Comentários:

  1. Oi Cláudia, sabe onde posso encontrar o restante dos livros em pdf? Li A fúria e a aurora e estou enlouquecida querendo continuação.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na verdade, os ebooks só estão disponíveis em inglês. Como não é uma série muito popular e muito recente, ninguém se aventurou a fazer uma tradução. Também não há informação se a editora Globo pretende lançar esses volumes, seja em formato de ebook ou impresso. Caso consiga ler em inglês, pode adquirir os contos gratuitamente no site amazon.com ou no Google Play Livros.

      Espero ter ajudado!

      Excluir