O MIT (Massachusetts Institute of Technology) está desenvolvendo um projeto que promete revolucionar a leitura, permitindo que o leitor possa experimentar as sensações dos personagens das obras.
Para o desenvolvimento da linha de pesquisa denominada “Sensory fiction” (“ficção sensorial” em tradução livre), foi criado um traje eletrônico para reproduzir as sensações em quem lê. Trata-se de uma espécie de colete com placas especialmente localizadas para a o estímulo sensorial do leitor:
Duas placas localizadas pouco acima do peito na parte da frente do colete são responsáveis por transmitir sensações sobre temperatura. Outras quatro placas colocadas em volta da cintura são responsáveis por sensação de compressão, podendo transmitir por exemplo a sensação de batimentos cardíacos acelerados. Alças nas costas medem a temperatura do corpo e logo abaixo do pescoço, localizado nas costas do colete há uma unidade de controle central.
O livro a ser usado no projeto também possui 150 lâmpadas de LED para reproduzir a iluminação descrita dos ambientes e os estados de espírito dos personagens, e também suporte de som.
Até o momento apenas um livro está sendo utilizado na experiência: The Girl Was Plugged In (em tradução livre, “A garota que estava plugada”).
Confira um vídeo (em inglês) a respeito da pesquisa de ficção sensorial.
Não há previsão para a chegada da tecnologia de ficção sensorial para as livrarias.
Fonte
0 Comentários:
Postar um comentário