9 (dolorosos) estágios da espera de um novo livro (Cabine Literária)


Li esses dias uma postagem do blog Cabine Literária, achei incrível, me identifiquei super, e não podia deixar de repassar esse texto incrível do redator Augusto Assis. Tenho certeza que, assim como eu, vocês vão se identificar (e muito) como o drama de esperar o próximo livro da sua série favorita. Confira:



Qualquer um que acompanha ou que já acompanhou alguma saga vai entender do que eu estou falando: esperar é tortuoso demais. Por que os autores ficam lançando os livros um de cada vez? Poderiam lançar todos, não é mesmo? Muitas pessoas preferem esperar até que a saga esteja completa para começar a ler, mas para quem não tem essa paciência, a espera pode ser resumida nesses nove passos.

1 – Você termina o último livro lançado:

Há bastante negação nesse estágio. Você lê e relê a última frase, não querendo acreditar que o livro acabou, mas acabou. Você não quer nem olhar o fim, talvez torne as coisas mais fáceis. Uma hora ou outra, no entanto, a curiosidade vence, e você lê a última frase infinitamente. Quando você já a decorou e já pensou em tudo o que leu até ali, você finalmente fecha o livro. É hora de devolvê-lo à estante.


2 – Você recorre a outros fãs:

Você procura imediatamente no Facebook (ou liga, caso estejam offline) os seus amigos que também acompanham a série e comenta sobre como o protagonista não poderia ter feito aquilo que ele fez. Esse estágio é meio fantasioso, então talvez vocês comecem a criar teorias sobre o próximo livro.


3 – Você ativa o modo “Não perturbe”:

Tranque a porta, apague as luzes e feche a cortina. Essa é a hora que você se isola do mundo e procura por alguma informação que te mantenha atualizado. Entrevistas com o autor, curiosidades, fóruns, páginas e Twitters direcionados. Isso vai te satisfazer por algum tempo, mas não será o suficiente.


4 – Você começa a ser engolido pelo vazio:

Bem-vindo ao estágio do desespero. A saudade dos personagens e da trama o consome. Hora de procurar qualquer coisa relacionada a série, até livros parecidos ou algumas fanfics. Obviamente, isso não vai saciar sua sede, mas o mantém vivo até você voltar ao momento de glória. Algo como sangue de unicórnio para o Lord Voldemort.


5 – Você entra em reabilitação:

Ufa. O pior já passou, você já está recuperado, não tem mais tanta paranóia para saber tudo – até porque você já consumiu qualquer coisa que fosse relacionada ao assunto. Nesse momento você está satisfeito, porque a essa altura você já sabe até mesmo o CPF da mãe do autor. Pelo menos agora você pode voltar a viver. Aqui você volta a dar as caras em público.


6 – Sai a sinopse do livro seguinte:

E agora? Sua curiosidade está ainda maior do que antes. Malditos agentes literários! Por que despertaram essa fera novamente? Você comenta com seus amigos sobre a sinopse e acaba bolando novas teorias. Pelo menos agora você imagina que o lançamento esteja perto. A tortura não pode se estender por muito tempo. Certo?


7 – A data de lançamento é marcada:

Então você descobre que sim, a tortura pode se estender por muito tempo. O próximo livro vai ser lançado no próximo ano. Isso significa uma espera de apenas uns 262974.5 minutos, cara! Agora é só pensar em alguma coisa pra fazer nesse meio tempo. Assistir a muitas séries, ver todos os filmes indicados ao Oscar, aperfeiçoar a teoria da relatividade. Bem, sendo positivo, pelo menos você terá alguma distração nas festas de final de ano.


8 – Você começa a traçar estratégias:

Como conseguir ler mais rápido o próximo volume? Talvez comprar na Amazon, afinal, quem precisa esperar a tradução? Ou talvez você possa comprar na pré-venda da Amazon. Quem precisa esperar a data de lançamento oficial? Aliás, talvez você possa encher a caixa de email do autor, pedindo, por favor, por favorzinho pra ele mandar o manuscrito pra você. Se precisar de um termo de confidencialidade, quem liga? Eu sei, loucura, mas vai que dá certo.


9 – O livro é lançado:

É, o autor não respondeu seus emails. Agora isso está no passado e você o perdoou, porque o livro está ali, novinho e cheiroso nas suas mãos. Você se delicia, aproveita cada página, revê seus personagens favoritos (a não ser que seja algo do George Martin, porque aí eles provavelmente já morreram). Sinta a alegria de ter mais um livro da série em suas mãos, até que ele acaba e uma placa de neon surge na frente dos seus olhos: volte ao estágio número um!


Fonte

Sobre Claudia Carvalho

É proprietária e autora do OUL. Interessada em literatura e ficção desde a infância, acredita que conhecimento existe para ser compartilhado.

0 Comentários:

Postar um comentário