Rick Riordan pede boicote aos filmes de "Percy Jackson"


O clima esquentou, e não foi no bom sentido. Rick Riordan, autor da saga Percy Jackson e os Olimpianos, escreveu uma carta aberta em seu blog destinada aos professores, pedindo que não utilizem os filmes da franquia estrelada por Logan Lerman para ensinar mitologia grega a seus alunos, dizendo que a experiência de assistir qualquer dos dois longas durante uma aula é perda de tempo. Veja a carta traduzida abaixo:


Querido professor,

Oi! Estou muito grato por você estar ensinando mitologia grega para seus alunos e talvez lendo meus livros com eles. Espero que dê certo! Se você quiser algumas ideias de plano de aula que eu tenho uma tonelada de material livre no meu site, em sua maioria extraídos de meus próprios quinze anos como professor de escola secundária.

Agora um apelo: Por favor, pelo amor de inteligências múltiplas, não mostre esses filmes de "Percy Jackson" (aspas irônicas intencionais) em sua sala de aula para uma lição de de contraste e comparação ou, deuses nos livrem, uma "recompensa" no final de sua unidade. Nenhum grupo de estudantes merece ser submetido a esse tipo de punição entorpecente. O valor educativo dos filmes é exatamente zero. A melhor utilização do tempo em sala de aula seria... bem, praticamente qualquer coisa, incluindo olhar para o relógio durante cinquenta minutos ou tirar o dia para limpar o armário.

Se você precisa de uma pausa e estão usando o filme para que possa ter tempo para dar uma olhada em alguns papéis, ei, eu entendo totalmente isso. Eu fui professor por muito tempo! Posso sugerir Fúria de Titãs, ou a boa e velha versão de 1960 de Jasão e os Argonautas, diabos, até mesmo a animação Hercules da Disney, mesmo sendo muito ruim. Esses filmes têm muitas coisas para comparar e contrastar com os mitos gregos reais. Mas meu coração se parte toda vez que ouço que o tempo em sala de aula está sendo jogado fora assistindo as insípidas adaptações de Percy Jackson.

Talvez os alunos queiram vê-los por conta própria. Ótimo. Tanto faz. Pessoalmente, eu preferiria ter meus dentes arrancados sem anestesia, mas a cada um decide o que quer. Mas desperdiçar o tempo de sala de aula com aqueles filmes? Eu já justifiquei muitos atos meus em meus anos como professor. Uma vez usei a churrasqueira para falar sobre sacrifícios para deuses Gregos com os meus alunos da sexta série. E em outra eu ensinei o tradicional jogo Zulu ao rolar melancias em uma colina e espetava-as com um cabo de vassoura. Nós tivemos aulas de esgrima quando estudamos Shakespeare, reencenamos todo o Epopeia de Gilgamesh, e, sim, assistimos a vários grandes filmes uma vez ou outra. Mas eu posso pensar em zero justificativas para assistir as adaptações de meus livros como parte do currículo escolar. (E por favor, não os chame de meus filmes. Eles não são de qualquer forma meus.)

Obrigado pela atenção. Espero que você tenha um grande ano escolar. Espero que os seus alunos fiquem animados com a leitura. E eu espero que você considere o pedido deste autor. As crianças não precisam de tempo em sala de aula para aprender que os filmes podem ser muito, muito ruins. Eles vão descobrir isso por conta própria!

Sinceramente,

Rick Riordan


Os fãs do autor nunca esconderam seu desagrado com a adaptação da história do filho de Poseidon feita pela 20th Century Fox, mas esta é a primeira vez que Riordan mostra tão sinceramente seu desgosto com o resultado dos filmes de O Ladrão de Raios e O Mar de Monstros.

Você pode conferir a carta original aqui.

Sobre Claudia Carvalho

É proprietária e autora do OUL. Interessada em literatura e ficção desde a infância, acredita que conhecimento existe para ser compartilhado.

0 Comentários:

Postar um comentário