"Frozen - Uma Aventura Congelante" é acusado de plágio mais uma vez

Esta é pelo menos a terceira acusação de plágio contra a animação da Disney.



A Disney está felicíssima com o sucesso de Frozen - Uma Aventura Congelante e com as perspectivas lucrativas de Frozen 2, mas ao mesmo tempo os produtores têm que lidar com algumas inesperadas acusações de plágio.

Estas denúncias não começaram agora. Em abril de 2014, o animador Kelly Wilson abriu um processo contra os produtores de Frozen, alegando que o personagem Olaf seria uma cópia do protagonista de seu curta-metragem The Snowman. Na trama, o personagem também busca seu nariz perdido em um lago congelado. Compare e confira.

Em setembro de 2014, a escritora peruana Isabella Tanikumi foi mais longe ao exigir nada menos que US$250 milhões de reparação à Disney, por supostamente copiar 18 momentos de seus livros de memórias. A autora citava nos livros uma relação complicada entre duas irmãs, abalada pela morte dos pais, incluindo a presença de personagens chamados Hans e Cristoff.

Agora, mais uma acusação pesa contra a produção. A romancista Muneefa Abdullah, do Kuwait, afirma que a trama foi plagiada do conto The Snow Princess, presente em seu livro New Fairy Tales. A trama literária traz uma garota capaz de transformar as pessoas e os objetos em gelo. Ela também se esconde por medo de machucar os outros com seu poder. O livro ainda traz um castelo de gelo, bonecos de neve como guardas e uma irmã buscando a outra.

Frozen é assumidamente inspirado no conto The Snow Queen, de Hans Christian Andersen, mas a história original é muito diferente da animação de 2013. Os advogados da Disney não se pronunciaram sobre as novas acusações.


Fonte

Sobre Claudia Carvalho

É proprietária e autora do OUL. Interessada em literatura e ficção desde a infância, acredita que conhecimento existe para ser compartilhado.

0 Comentários:

Postar um comentário