LAMINAÇÃO é o nome dado ao acabamento em que se aplica uma camada plástica fina transparente à capa do livro com objetivo de evitar o desgaste e o desbotamento da impressão, dar resistência a líquidos, dar destaque a determinadas partes do projeto ou por questões estéticas.
A laminação pode ser feita "a quente", com uma máquina que amolece o plástico para melhor aderência; "a frio", com a camada "adesiva" aplicada artesanalmente; ou ainda pode ser "líquida", em que o verniz é "pintado" no papel como tinta de forma mecânica ou artesanal.
Esse processo é idealizado pelo designer e pelo editor, e realizado na gráfica.
Os tipos mais comuns são:
FOSCA
Esconde as imperfeições na impressão e no papel, além de evitar marcas de digitais e ser mais resistente a dobras e a outros acabamentos. Também deixa as cores mais opacas e pode deixar detalhes com menor definição.
BRILHANTE
Reflete a luz, deixando as cores mais vivas e a impressão mais nítida, além de ser mais resistente a dobras e a outros acabamentos. Em contrapartida, prejudica a leitura pelo brilho, sendo comumente aplicada em impressões compostas predominantemente por imagens.
VERNIZ
Também chamado de verniz UV, deixa as cores mais vivas e a impressão mais nítida, além de proteger o papel, aumentando sua resistência. Pode ser aplicado de forma localizada, ou seja, apenas em determinada área do papel.
VERNIZ CINTILANTE COM GLITTER
Aplica uma camada de verniz com pontos cintilantes como purpurina. Por causa de sua espessura, é sensível a dobras e outros "estresses".
VERNIZ TEXTURIZADO
Dá textura áspera ao papel, e pode ser alta ou baixa. Por causa de sua espessura, é sensível a dobras e outros "estresses".
SOFT TOUCH
Do inglês "toque suave", esse tipo de laminação dá uma textura aveludada à impressão, além de deixar as cores bem mais foscas (ficando mais fiéis ao original) e ser o material mais resistente e protegido de sujeira.
HOLOGRÁFICA
Dá um efeito tridimensional a impressão, fazendo com que a imagem mude de acordo com o ângulo de quem observa a capa.
RELEVO
Dá textura ao papel, podendo ser "alto", fazendo um objeto "saltar" da impressão, ou "profundo", fazendo com que um objeto "afunde".
VERNIZ RESERVA (LOCALIZADO) OU HIGH GLOSS
A laminação localizada ou high gloss (do inglês, "alto brilho") dá destaque a uma área específica, valorizando a impressão. Por causa de sua espessura, é sensível a dobras e outros "estresses".
ETIMOLOGIA: verbo "laminar" + sufixo "-ção" (ação/processo)
Fontes consultadas
Blog Revenda KWG, Blog da Printi, D'Arthy Gráfica, Helioprint, Uvpack