O que é BIENAL DO LIVRO | GLOSSÁRIO

BIENAL DO LIVRO é o nome dado a qualquer feira literária que ocorre a cada dois anos, na qual livrarias, editoras e distribuidoras vendem obras a preços geralmente menores que os praticados normalmente, podendo contar também com palestras de autores e especialistas do mercado do livro e/ou da área da educação e de tecnologia.

As maiores bienais do Brasil (e da América Latina) são a Bienal Internacional do Livro de São Paulo e a Bienal Internacional do Livro Rio. Organizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e expositores, a Bienal do Livro do Rio foi realizada pela primeira vez em 1983 no Hotel Copacabana Palace, e atualmente ocorre no centro de convenções Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. A Bienal do Livro de São Paulo, organizada pela Câmara Brasileira do Livro, teve sua primeira edição em 1970, no Pavilhão da Bienal (Ibirapuera), sendo realizada nos dias atuais no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo — no total, foram 26 edições presencias e uma edição virtual (em decorrência da pandemia de COVID-19), intitulada Bienal Virtual do Livro de São Paulo.

ETIMOLOGIA: "bienal" (que se realiza, ocorre ou aparece a cada dois anos; do latim "biēnnis") + "do" (do latim "de" + do português arcaico elo/lo, do latim "illu") + "livro" (obra de cunho literário, artístico, científico etc. que constitui um volume; do latim "liber")