"A Mediadora", de Meg Cabot | SAGAS

Imagem retirada da edição em capa dura de A Terra das Sombras (Coleção Galera 10 Anos).

A Mediadora (The Mediator, no original) é uma série de livros para jovens adultos (YA) escrita pela estadunidense Meg Cabot. Os quatro primeiros volumes foram publicados sob o pseudônimo Jenny Carroll pela editora Simon Pulse (Simon & Schuster), e os seguintes, pela HarperTeen (HarperCollins), como Meg Cabot. No Brasil, a série foi publicada entre 2004 e 2007 pela editora Record, e relançada pelo selo jovem Galera Record a partir de 2009.




SOBRE A SAGA


A série conta a história da vida de Susannah "Suze" Simon como uma adolescente mediadora — uma pessoa que possui habilidades de ver, tocar e falar com fantasmas, e cujo principal objetivo é ajudá-los a seguir em frente, por bem ou por mal. Sua vida muda quando ela se muda de Nova York e passa a morar com seu novos padrasto e meios-irmãos em uma casa no litoral Califórnia que é assombrada pelo fantasma de um belo jovem espanhol.



Lançamento


A Mediadora foi inicialmente planejada como um arco de oito livros. A editora Simon & Schuster contratou a autora para escrever 4 volumes (A Terra das Sombras, O Arcano Nove, Reunião e A Hora Mais Sombria), e após isso decidiu não renovar o contrato mais 4, por causa do baixo número de vendas. No entanto os livros de O Diário da Princesa de Cabot estavam vendendo bem na editora HarperCollins, e ela conseguiu convencer a empresa a publicar mais dois livros sobre Suze Simon (Assombrado e Crepúsculo) e a comprar os direitos de publicação dos livros anteriores e reimprimi-los.

Quando ainda estava na S&S, Cabot foi convidada pela editora a escrever um pequeno conto para a revista teen Pulse, intitulado Every Girl's Dream ("O Sonho de Toda Garota", em tradução livre). Anos depois, a autora disponibilizou a história no site oficial e uma versão traduzida está disponível para download.

Em 2013, Meg Cabot anunciou em seu Twitter que estava escrevendo mais um livro para a série. O título e a data de publicação foram divulgados em maio de 2014: Remembrance (Lembrança no Brasil) originalmente estaria à venda no verão (Hemisfério Norte) de 2015, em comemoração aos 15 anos da saga; porém Cabot decidiu mudar o lançamento para a época dia de São Valentim (dia dos namorados nos EUA), ou seja, fevereiro de 2016. Em novembro de 2015, a autora anunciou nas redes sociais que em janeiro de 2016 seria lançado nas plataformas digitais uma novela chamada O Pedido (Proposal no original), que serve como prelúdio para Lembrança.

No Brasil, os seis livros originais foram publicados pela editora Record de 2004 a 2008; com a criação da Galera Record em 2007 (selo jovem da editora), todos os volumes foram relançados em 2009, com mudanças no estilo das capas. Entre 2010 e 2011, a BestBolso (também do Grupo Editorial Record) publicou edições de bolso duplas, chamadas de "Vira-Vira", com cada livro contendo dois volumes. O Pedido e Lembrança chegaram ao Brasil em 2016. Em 2017, A Terra das Sombras ganhou uma nova edição brasileira em capa dura com nova arte minimalista como parte da coleção Galera 10 Anos. Somente as edições brasileiras dos volumes #6, #6.5 e #7 foram publicados em formato digital.



ADAPTAÇÃO


Meg Cabot tem tentado adaptar A Mediadora para o audiovisual desde de 2000 (ano de lançamento do primeiro volume).

Em 2008, os direitos de adaptação da saga foram vendidos para a produtora Julia Pistor (Desventuras em Série e As Crônicas de Spiderwick).

Em 2013, Meg Cabot anunciou em sua conta oficial no Twitter que a produtora FremantleMedia (famosa por suas séries de TV) adquiriu os direitos de adaptação da série, com os produtores Julia Pistor e Tim Williams (Strange But True e Grande Menina, Pequena Mulher) como encarregados da adaptação.

Em julho de 2020, o site australiano IF Magazine reportou que a produtora Debra Martin Chase (O Diário da Princesa, Quatro Amigas e um Jeans Viajante) e a multifacetada Sarah Spillane (Ao Redor do Bloco) estariam desenvolvendo um filme baseado na série de livros para a Netflix; o plano inicial era começar as gravações no mesmo ano, mas o projeto teve de ser adiado por causa da pandemia de COVID-19. Dois meses depois, notícia foi confirmada por Cabot via Twitter em resposta à um fio (thread) da jornalista Rachael Ellenbogen:


Rachael Ellenbogen: "Novidades sobre o filme de #AMediadora: [...] esbarrei na notícia de que Debra [@DebraMChase] está trabalhando em uma adaptação para uma série de filmes de #AMediadora para a Netflix!! [...] Essa notícia saiu há pouco em julho(!), mas por algum motivo só neste veículo australiano..."

Meg Cabot: "Sim, é verdade: os direitos de #AMediadora foram comprados pela Netflix um tempo atrás. Eu queria ver quanto tempo levaria até que um de vocês descobrisse. @TheRachaelE levou o prêmio! Bom trabalho, Rachael! Estou muito empolgada"

Segundo o IF, as gravações devem acontecer na Austrália. Nenhuma outra informação sobre a produção foi divulgada.



OBRAS



#1 A Terra das Sombras (2017 - Coleção Galera 10 Anos)
Título original: Shadowland (2000)
Editora: Galera Record (Grupo Editorial Record); Simon Pulse (Simon & Schuster); HarperTeen (HarperCollins)
Tradução: Clóvis Marques
Gênero:
Número de páginas: 208
ISBN: 9788501108357
Formato: Capa dura, Capa comum, Livro de bolso

Sinopse
Falar com um fantasma pode ser assustador. Ter a habilidade de se comunicar com todos, então, é de arrepiar qualquer um. A jovem Suzannah seria uma adolescente novaiorquina comum, com seu indefectível casaco de couro, botas de combate e humor cáustico, se não fosse por um pequeno detalhe. Ela conversa com mortos. Todos eles. Qualquer um. Ela é uma mediadora, em termos místicos, uma pessoa cuja missão é ajudar almas penadas a descansar em paz. Um dom nada bem-vindo e que a deixa em apuros com mãe e professores. Como convencê-los da inocência nas travessuras provocadas por assombrações?

Em A Terra das Sombras, primeiro volume da série, Cabot apresenta a vida desta mediadora divertida, que tem certa ojeriza a prédios antigos — quanto mais velho um edifício maiores as probabilidades de alguém ter morrido dentro dele —, um pai-fantasma nada ausente e uma nova família, que inclui um pai adotivo e três irmãos postiços. A história começa com a mudança de Suzannah para a ensolarada Califórnia e, para seu desespero, uma casa do século passado. Assombrada, claro. Só que por um fantasma bonitão, que nada faz para assustá-la. Muito pelo contrário.

Os problemas de Suzannah, porém, não estão só no lar, mas também na escola. Lá, o espírito de uma garota, que se matou por causa do namorado, ameaça a segurança de todos. Só Suzannah com suas habilidades e poderes especiais pode salvar seus amigos e professores da fúria terrível de uma assombração com grandes poderes...


(Clique para ampliar)
1ª Edição (como Jenny Carroll)
(Simon Pulse, 2000)
2ª Edição (como Meg Cabot)
(HarperTeen, 2004)
1ª Edição Brasileira
(Record, 2004)
2ª Edição Brasileira
(Galera Record, 2009)
Edição dupla
(HarperTeen, 2010)
Edição de Bolso "Vira-Vira: 2 livros em 1"
(BestBolso, 2010)



#2 O Arcano Nove (2009 - 2ª edição)
Título original: Ninth Key (2001)
Editora: Galera Record (Grupo Editorial Record); Simon Pulse (Simon & Schuster); HarperTeen (HarperCollins)
Tradução: Alvez Calado
Gêneros:
Número de páginas: 272
ISBN: 9788501068699
Formato: Capa comum, Livro de bolso

Sinopse
Para uma adolescente, trocar de cidade pode ser um trauma. Para Suzannah, a mudança de Nova York para Califórnia está sendo ótima: novos amigos, muitas festas e dois caras bonitões e muito interessantes. Só que um deles é um fantasma. E o outro pode matá-la. Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de se comunicar com os mortos e resolver as pendências deles na Terra. A velha casa para onde se mudou com a mãe e o padrasto é assombrada por Jesse, um fantasma jovem e gentil. Como Jesse não liga muito para ela (e, além do mais, está morto), Suzannah se entusiasma com o interesse de Tad Beaumont, o garoto mais cobiçado da cidade. Mas o fantasma de uma mulher, cujo assassinato pode ter relação com um mistério no passado de Tad, a atormenta. E a vida de Suzannah pode estar ameaçada. Ser adolescente é complicado. O que dizer de uma garota que precisa dividir sua atenção entre a própria vida e a morte dos outros?


(Clique para ampliar)
1ª Edição (como Jenny Carroll)
(Simon Pulse, 2001)
2ª Edição (como Meg Cabot)
(HarperTeen, 2004)
1ª Edição Brasileira
(Record, 2005)
Edição dupla
(HarperTeen, 2010)
Edição de Bolso "Vira-Vira: 2 livros em 1"
(BestBolso, 2010)



#3 Reunião (2009 - 2ª edição)
Título original: Reunion (2001)
Editora: Galera Record (Grupo Editorial Record); Simon Pulse (Simon & Schuster); HarperTeen (HarperCollins)
Tradução: Alvez Calado
Gêneros:
Número de páginas: 272
ISBN: 9788501068705
Formato: Capa comum, Livro de bolso

Sinopse
Em Reunião, terceiro livro da série A Mediadora, Suzannah ainda sofre com sua paixão platônica por Jesse. Nada demais para uma adolescente. O problema é que o rapaz morreu há quase dois séculos e ‘vive' assombrando o quarto de Suzannah, em sua nova casa, na costa oeste americana. Entre a juventude platinada local, no melhor estilo de The O.C., a menina tenta se adaptar ao novo colégio e à nova família, herdada com o casamento da mãe. Entre as recentes amizades e agitos naturais da idade, ela resolve pendências do mundo espiritual.

Aqui, acompanhamos Suzannah, depois de várias aventuras, louca para aproveitar as férias escolares com a amiga Gina, que veio especialmente de Nova York para visitá-la. Mas como a vida de uma mediadora não pode ser tão tranqüila assim, depois de tostarem ao sol, as duas resolvem tomar uma bebida para refrescar: e é aí que a confusão se instala. Na loja de conveniência, Suzannah se depara com quatro jovens vestidos a rigor. O que alguém estaria fazendo com tais trajes àquela hora é facilmente decifrado assim que ela tira os óculos escuros e vê o brilho típico dos fantasmas! Os quatro adolescentes (conhecidos como os "Anjos da RLS", a escola Robert Louis Stevenson) morreram em um acidente de carro, na volta da festa de formatura. O problema é que eles acreditam que o culpado é o jovem Michael Meducci, um nerd da turma de Suzannah. Para protegê-lo desses fantasmas vingativos, ela precisa se aproximar dele e fingir que está apaixonada. Justo quando seu romance "paranormal" com Jesse parecia que ia decolar.


(Clique para ampliar)
1ª Edição (como Jenny Carroll)
(Simon Pulse, 2001)
2ª Edição (como Meg Cabot)
(HarperTeen, 2004)
1ª Edição Brasileira
(Record, 2005)
Edição de Bolso "Vira-Vira: 2 livros em 1"
(BestBolso, 2011)



#4 A Hora Mais Sombria (2009 - 2ª edição)
Título original: Darkest Hour (2001)
Editora: Galera Record (Grupo Editorial Record); Simon Pulse (Simon & Schuster); HarperTeen (HarperCollins)
Tradução: Alvez Calado
Gêneros:
Número de páginas: 272
ISBN: 9788501073471
Formato: Capa comum, Livro de bolso

Sinopse
Em A Hora Mais Sombria, quarto livro da série A Mediadora, Suzannah sofre com sua paixão por Jesse - o fantasma "muito gato e com abdômen de tanquinho", que "vive" assombrando seu quarto. Desta vez, Suzannah aproveita as férias de verão para incrementar seu guarda-roupa com o dinheiro ganho com um trabalho árduo e muitíssimo trabalhoso. Enquanto passa seus dias como babá, sonhando com aquele novo par de Manolo Blanik ou aquele vestidinho Prada, ainda arruma tempo para orientar um menino de cinco anos que se revela um mediador. Para completar, precisa fugir das cantadas do irmão mais velho do moleque, que guarda um estranho segredo.

Mas esse é o menor de seus problemas: acordar no meio da noite com uma faca na garganta, empunhada pela ex-noiva (morta!) de seu namoradinho fantasma, não pode ser um bom sinal. Ainda mais quando a fantasma exige que a construção de uma piscina nos fundos da casa de Suzannah seja interrompida imediatamente. Nossa mediadora preferida começa a pensar o que a fantasma tem tanto medo que encontrem. A possibilidade de ser o corpo de Jesse não está completamente descartada. E se for isto mesmo? E se, ao solucionarem seu assassinato, o rapaz conseguir, enfim, passar para o outro lado? Como ela vai aguentar de saudades?


(Clique para ampliar)
1ª Edição (como Jenny Carroll)
(Simon Pulse, 2001)
2ª Edição (como Meg Cabot)
(HarperTeen, 2004)
1ª Edição Brasileira
(Record, 2005)
(Galera Record, 2009)
Edição de Bolso "Vira-Vira: 2 livros em 1"
(BestBolso, 2011)



#5 Assombrado (2009 - 2ª edição)
Título original: Haunted (2003)
Editora: Galera Record (Grupo Editorial Record); HarperTeen (HarperCollins)
Tradução: Alvez Calado
Gêneros:
Número de páginas: 240
ISBN: 9788501068385
Formato: Capa comum, Livro de bolso

Sinopse
Suzannah passou o último verão no Pebble Beach Hotel and Golf Resort. Não, ela não estava hospedada com os ricaços. Em vez disso, tomava conta dos filhos deles. E foi assim que ela conheceu Paul Slater: Suzannah era a babá do irmãozinho dele, Jack, e Paul acabou se encantando por ela. Mas é claro que quando um garoto bonitão se interessa por ela as coisas não podem simplesmente dar certo.

Assim como Suzannah, os irmãos Slater são mediadores. A única diferença é que o pequeno Jack ainda não sabe lidar com isso, enquanto Paul sabe até demais, pois se revelou um garoto realmente cruel, deixando Suzannah apavorada. Mas todo esse pesadelo acabou junto com as férias de verão. Ou, pelo menos, era o que Suzannah pensava. Ela está de volta às aulas, ansiosa por retomar a rotina, quando ouve uma voz familiar atrás dela. Paul está de volta a Carmel, e dessa vez para ficar. Ele é o novo - e já popular - aluno da Academia da Missão Junipero Serra. Paul faz de tudo para convencer Suzannah a vê-lo, mas Suzannah continua apaixonada pelo fantasma Jesse, e parece estar sendo correspondida.


(Clique para ampliar)
1ª Edição
(HarperTeen, 2003)
2ª Edição
(HarperTeen, 2004)
1ª Edição Brasileira
(Record, 2006)
Edição de Bolso "Vira-Vira: 2 livros em 1"
(BestBolso, 2011)



#6 Crepúsculo (2009 - 2ª edição)
Título original: Twilight (2004)
Editora: Galera Record (Grupo Editorial Record); HarperTeen (HarperCollins)
Tradução: Alvez Calado
Gêneros:
Número de páginas: 272
ISBN: 9788501078148
Formato: Capa comum, Livro de bolso, Digital

Sinopse
Desta vez é vida ou morte. A série A mediadora, de Meg Cabot, chega ao fim. Suzannah já se acostumou com os fantasmas em sua vida: eles a acordam no meio da noite, reviram seu armário e aprontam coisas ainda mais assustadoras. Como mediadora, pode não somente ver fantasmas como também interagir com eles. E foi assim que se apaixonou por Jesse, um gato do século XIX. Mas, suas questões vão muito além de assuntos do coração: sua função é entender as mágoas dos mortos e ajudá-los a resolver os problemas com os vivos.

É muito aterrorizante ter o destino dos fantasmas em mãos, podendo alterar o curso da história. E tudo ficou mais assustador depois que ela descobriu que Paul também sabe como fazer isso. E ele adoraria evitar o assassinato de Jesse, impedindo-o de virar fantasma e lhe garantindo uma vida tranquila, finalmente... Isso significaria que Jesse e Suzannah jamais se conheceriam. A mediadora está diante da decisão mais importante da sua vida: deixar o único cara que já amou voltar para seu próprio tempo, impedindo assim sua morte... ou ser egoísta e mantê-lo a seu lado como um fantasma. O que Jesse escolheria: viver sem Suzannah ou morrer para amá-la?


(Clique para ampliar)
1ª Edição
(HarperTeen, 2004)
1ª Edição Brasileira
(Record, 2007)
Edição de Bolso "Vira-Vira: 2 livros em 1"
(BestBolso, 2011)



#3.5 O Sonho de Toda Garota (2006)
Título original: Every Girl's Dream (2004)
Editora: Revista Pulse
Gêneros:
Número de páginas: 17
ISBN: Não aplicável
Formato: PDF

Sinopse
"Anos atrás, eu fui convidada pela editora original da série A Mediadora (quando eu escrevia sob o pseudônimo de "Jenny Carrol") para escrever um conto para a revista teen deles, a Pulse, sobre Suze Simon, a heroína da série. Aqui, finalmente, está aquele conto há muito perdido, que aparece cronologicamente entre os livros Reunião e A Hora Mais Sombria." — Meg Cabot


(Clique para ampliar)
Nova Edição
(Online)



#6.5 O Pedido (2016)
Título original: Proposal (2016)
Editora: Galera Record (Grupo Editorial Record); Avon Romance (HarperCollins)
Gêneros:
Número de páginas: 98
ISBN: 9788501090508
Formato: Digital

Sinopse
O conto que os leitores de Meg Cabot estão esperando há anos... O pedido de casamento de Jesse para Suze!

Suze nunca poderia imaginar que passaria o Dia dos Namorados no cemitério. Mas isso é o que acontece quando se é um mediador, que tem o “dom” de falar com os mortos. Só que dessa vez eles não são seu único problema — Jesse está tendo dificuldades para se ajustar ao mundo moderno. Em um dia que São Valentim abençoa os amantes, Suzannah terá que lidar com um espírito vingativo e injustiçado antes de poder concordar com um “felizes para sempre”.


(Clique para ampliar)
1ª Edição
(Avon Impulse, 2016)



#7 Lembrança (2016)
Título original: Remembrance (2016)
Editora: Galera Record (Grupo Editorial Record); William Morrow (HarperCollins)
Tradução: Camila Mello
Gêneros:
Número de páginas: 400
ISBN: 9788501071569
Formato: Capa comum, Digital

Sinopse
Meg Cabot retorna com uma divertida e sexy continuação da saga de Suzannah Simon, a menina que via fantasmas... e os ajudava a passar para a luz.

Agora, mais velha e experiente, tudo que Suze quer é causar uma boa impressão no primeiro emprego desde sua formatura — e desde o noivado com o Dr. Jesse de Silva, ex-espírito e sua alma gêmea. Como não bastasse, um fantasma de seu passado resolve aparecer. E esse não é um espectro que ela possa mediar. Afinal, Paul Slater está bem vivo, milionário e, ainda por cima, é o novo proprietário da antiga casa de Suzannah. Aquela na qual conheceu Jesse. Isso não seria um problema se ela não tivesse acabado de descobrir que uma antiga maldição poderá transformar seu amado num demônio, caso seu antigo local de descanso seja demolido, como Paul pretende. Agora ela precisa dar um jeito em Paul, que a está chantageando sexualmente — isso mesmo... ou ela dorme com ele, ou perde Jesse —, enquanto tenta ajudar uma caloura assombrada por uma menininha muito poderosa...


(Clique para ampliar)
1ª Edição
(William Morrow, 2016)



REFERÊNCIAS


Sites
Redes Sociais

Sobre Claudia Carvalho

É proprietária e autora do OUL. Interessada em literatura e ficção desde a infância, acredita que conhecimento existe para ser compartilhado.

0 Comentários:

Postar um comentário