"Guerra dos Primos", de Philippa Gregory | SAGAS

Imagens retiradas das edições brasileiras da série (editora Record).

Guerra dos Primos (The Cousins' War, no original) é uma série de ficção histórica escrita pela britânica Philippa Gregory. Originalmente publicada pela editora Simon & Schuster UK de 2009 a 2014, é publicada esporadicamente no Brasil pela editora Record (Grupo Editorial Record) desde 2012.




SOBRE A SAGA

Imagens retiradas das novas edições da série (Simon & Schuster UK).

Guerra dos Primos é ambientada na Guerra das Rosas, ou Guerra das Duas Rosas, nome dado às disputas das casas York (cujo brasão possui uma rosa branca) e Lancaster (cujo brasão possui uma rosa vermelha) pelo trono da Inglaterra que ocorreram intervaladamente entre 1455 e 1485, durante os reinados de Henrique VI, Eduardo IV e Ricardo III. Criadas na dinastia Plantageneta, as duas casas descendiam do rei Eduardo III, que governou o país de 1327 a 1377. Esses conflitos também inspiraram a série de livros de fantasia As Crônicas de Gelo e Fogo, cujo enredo foi adaptado na série de TV Game of Thrones (HBO).

A Rainha Branca conta a dramática história de Elizabeth Woodville, que se casou com o rei Eduardo IV em segredo. A Rainha Vermelha traz à vida a história de Margaret Beaufort, herdeira da rosa vermelha de Lancaster. A Senhora das Águas é a história de Jaquetta Woodville, mãe da Rainha Branca. A Filha do Fazedor de Reis é sobre de Anne Neville, filha caçula do cruel conde de Warwick, o mais poderoso magnata da Inglaterra do século XV. A Princesa Branca traz a história de Elizabeth de York, filha de Eduardo IV da Inglaterra e de Elizabeth Woodville, e mais tarde esposa de Henrique VII e mãe de Henrique VIII. The King's Curse conta sobre Margaret Pole, condessa de Salisbúria, filha de George Plantageneta (primeiro duque de Clarence), e Isabel Neville.



Lançamento


A Rainha Branca, de 2009, foi o primeiro volume a série a ser lançado, e sua sequência, A Rainha Vermelha, foi publicada em 2010. Em uma entrevista postada em seu canal em 2010, a autora revelou planos para uma trilogia, composta por A Rainha Branca, A Rainha Vermelha e A Princesa Branca — mas ela acabaria dobrando o tamanho da série. A Senhora das Águas, prequência da saga, saiu em 2011. Também em 2011, Philippa Gregory, em parceria com os historiadores David Baldwin e Michael Jones, lançou The Women of the Cousins' War, um livro de não-ficção complementar à Guerra dos Primos sobre as vidas reais da Rainha Branca, da Rainha Vermelha e da Lady Rivers.

Os últimos três livros, A Filha do Fazedor de Reis, A Princesa Branca e The King's Curse, saíram entre 2012 e 2014. Todos os volumes foram originalmente publicados pela editora Simon & Schuster UK.

Mais tarde, entre 2012 e 2016, os títulos principais foram relançados com novas capas pela editora britânica.

Em agosto de 2016, a autora reuniu as séries Tudor, ou Corte Tudor (Tudor Court, no original), e Guerra dos Primos em uma série maior: Plantageneta e Tudor ou Dinastia de Tudor (The Plantagenet and Tudor Novels). Os eventos e personagens das duas séries menores se cruzam e as histórias se complementam.

No Brasil, a Guerra dos Primos é publicada pela editora Record. Os volumes de #0.5 ao #3 foram lançados anualmente entre 2012 e 2015, e o #4 saiu em 2018. O livro extra e o último volume ainda não tiveram tradução oficial para o português brasileiro. A Record confirmou ao OUL que pretende publicar The King's Curse, mas nenhuma data foi confirmada.



Ordem de Leitura


As obras nesta página estão listadas pela ordem de publicação (recomendada). Uma alternativa é reler seguindo a ordem cronológica dos eventos, começando por A Senhora das Águas e seguindo pelo restante:
TÍTULO
1 A Senhora das Águas (2011)
2 A Rainha Branca (2009)
3 A Rainha Vermelha (2010)
4 The Women of the Cousins' War (2011)
5 A Filha do Fazedor de Reis (2012)
6 A Princesa Branca (2013)
7 The King's Curse (2014)



PRÊMIOS


Cinco dos seis livros da série foram indicados ao Goodreads Choice Awards, mas nenhum venceu pelo voto popular.

ANO LIVRO PRÊMIO CATEGORIA RESULTADO
2010 A Rainha Vermelha Goodreads Choice Awards Ficção Histórica Indicado
2011 A Senhora das Águas Goodreads Choice Awards Ficção Histórica Indicado
2012 A Filha do Fazedor de Reis Goodreads Choice Awards Ficção Histórica Indicado
2013 A Princesa Branca Goodreads Choice Awards Ficção Histórica Indicado
2014 The King's Curse Goodreads Choice Awards Ficção Histórica Indicado



ADAPTAÇÃO PARA A TV

Imagens promocionais de The White Queen (2013), The White Princess (2017) e The Spanish Princess (2019) do canal Starz.

Ao todo, cinco dos seis livros da série foram adaptados para as minisséries The White Queen e The White Princess, e a série limitada The Spanish Princess. No Brasil, as duas primeiras foram transmitidas pelo canal pago Fox Premium e todas as três produções estão disponíveis no STARZPLAY.

The White Queen foi uma minissérie produzida pela Company Pictures e Czar Television, transmitida originalmente pelo canal BBC One de junho a agosto 2013 (estreando em 9 de agosto nos EUA pelo canal Starz), adaptando os volumes #0.5-2: A Rainha Branca, A Rainha Vermelha e A Filha do Fazedor de Reis, num total de 10 episódios. É estrelada por Rebecca Ferguson (Elizabeth Woodville, a Rainha Branca), Max Irons (Eduardo/Edward IV), Aneurin Barnard (Ricardo/Richard III), David Shelley (Henrique/Henry VI), Amanda Hale (Margaret Beaufort, a Rainha Vermelha), Michael Marcus (Henrique/Henry Tudor), Janet McTeer (Jacquetta, a Lady Rivers), James Frain (Richard Neville, o "Fazedor de Reis"), Faye Marsay (Anne Neville, a filha do "Fazedor de Reis") e Eleanor Tomlinson (Isabel Neville, irmã de Anne). A produção foi indicada a três Globos de Ouro, quatro Emmys e um People's Choice Awards.

Em meio a transmissão de The White Queen na BBC One, o canal BBC Two transmitiu a minissérie documental (docussérie) The Real White Queen and Her Rivals ("A Verdadeira Rainha Branca e suas Rivais", em tradução livre), adaptando o livro The Women of the Counsins' War ("As Mulheres da Guerra dos Primos", em livre tradução). Apresentada pela própria Philippa Gregory, a produção sobre a História por trás da ficção contou com dois episódios, lançados em 17 e 24 de julho.

Ainda em 2013, o jornal Telegraph reportou que o Starz estava desenvolvendo uma sequência para The White Queen. A novidade só foi ser confirmada por Philippa Gregory em agosto de 2015. The White Princess, a segunda minissérie (ainda produzida pela Company Pictures, juntamente com a Playground), foi ao ar entre abril e junho de 2017, num total de 8 episódios adaptando A Princesa Branca e parte de The King's Curse (A Maldição do Rei, em livre tradução). Estrelando Jodie Comer (Elizabeth de York, a Princesa Branca), Essie Davis (Elizabeth de Woodville, a Rainha Branca), Rebecca Benson (Margaret Plantageneta), Jacob Collins-Levy (Henrique/Henry VII, o rei amaldiçoado), Michelle Fairley (Margaret Beaufort, a Rainha Vermelha), Andrew Whipp (Richard Pole) e Ava Masters (Princesa Catarina/Catherine).

Em março de 2018, foi anunciado que o canal Starz autorizou a sequência de The White Princess, produzida pelas companhias All3 Media’s New Pictures, Playground, Giddy Ink e Jumping Joseph. The Spanish Princess (A Princesa Espanhola, em livre tradução) adaptou parte de The King's Curse e o livro A Princesa Leal (The Constant Princess, primeiro volume da série Tudor Court, de Philippa Gregory), sendo transmitida entre maio de junho de 2019. Estrelando Charlotte Hope (Catarina de Aragão/Catherine of Aragon, Princesa da Espanha e Rainha da Inglaterra), Elliot Cowan (Henrique/Henry VII), Ruairi O'Connor (Harry, Duque de York e futuro Rei Henrique/Henry VIII), Laura Carmichael (Margaret "Maggie" Pole), Alan McKenna (Richard Pole), Georgie Henley (Margaret "Meg" Tudor), Alicia Borrachero (Isabel de Castela/Isabella of Castile), Angus Imrie (Artur, Príncipe de Gales/Arthur, Prince of Wales), Alexandra Moen (Elizabeth de York, a Princesa Branca) e Harriet Walter (Margaret Beaufort, a Rainha Vermelha).

Em junho de 2019, a Starz anunciou que The Spanish Princess voltaria no ano seguinte com a segunda parte, composta por 8 episódios, para concluir a história de Catarina de Aragão. Com Charlotte Hope e Ruairi O'Connor retornando a seus papéis principais, e o restante do elenco sendo substituído por um novo, a segunda temporada foi lançada ente outubro e novembro de 2020.


OBRAS



#1 A Rainha Branca (2012)
Título original: The White Queen (2009)
Editora: Record (Grupo Editorial Record); Simon & Schuster UK
Tradução: Ana Luiza Borges
Gênero:
Número de páginas: 434
ISBN: 9788501089724
Formato: Capa comum
Adaptação: The White Queen (2013)

Sinopse
Em A Rainha Branca, Philippa revisita a Guerra das Rosas, que opôs a Casa de York, simbolizada pela rosa branca, à Casa de Lancaster, da rosa vermelha. Um conflito que colocou irmão contra irmão, num jogo de assassinatos, traições e vilezas.

Aqui, ela conta a história de Elizabeth Woodville. Filha de uma família nobre do campo, ela se vê desamparada quando o marido é morto no campo de batalha. Com dois filhos pequenos, ela decide recorrer ao jovem rei para reaver suas propriedades, usurpadas pela família do marido. Porém, após despertar a atenção do monarca, os dois apaixonam-se e casam-se em segredo, e Elizabeth ascende à realeza. E perigo, morte e perfídia passam a ser constantes em sua vida.

A trama ganha dramaticidade junto com os esforços da Rainha da Casa de York para proteger seus filhos mais novos, herdeiros do trono inglês. Mas após seu marido ser assassinado, nada evita que eles sejam sequestrados pelo tio, Ricardo III, e acabem trancados na Torre de Londres. E se transformem em um dos mistérios mais intrigantes da história: o sumiço dos príncipes permanece um acontecimento que confunde os pesquisadores há séculos.



Book Trailer

(Clique para ampliar)
1ª Edição
(Simon & Schuster UK, 2009)
2ª Edição (capa da minissérie The White Queen)
(Simon & Schuster UK, 2013)
3ª Edição
(Simon & Schuster UK, 2016)



#2 A Rainha Vermelha (2013)
Título original: The Red Queen (2010)
Editora: Record (Grupo Editorial Record); Simon & Schuster UK
Tradução: Ana Luiza Borges
Gênero:
Número de páginas: 364
ISBN: 9788501093158
Formato: Capa comum, Digital
Adaptação: The White Queen (2013)

Sinopse
Neste segundo volume da série Guerra dos Primos, a Inglaterra está prestes a enfrentar uma guerra civil. O rei, Henrique VI de Lancaster, apresenta os primeiros sinais de loucura, e a linhagem dos duques de York assume o trono. Herdeira da antiga casa real, cujo símbolo é uma rosa vermelha, Margaret Beaufort acredita que um grande destino a aguarda. Viúva aos 15 anos, ela decide dedicar sua vida solitária a pôr o filho, Henrique Tudor, no trono, e para isso estabelece alianças perigosas e lidera uma das maiores rebeliões de seu tempo. Um romance repleto de paixões e traição, A Rainha Vermelha traz de volta à vida a matriarca dos Tudor, uma mulher determinada que acredita que, sozinha, pode mudar o curso da história.



Book Trailer

(Clique para ampliar)
1ª Edição
(Simon & Schuster UK, 2010)
2ª Edição (capa da minissérie The White Queen)
(Simon & Schuster UK, 2013)
3ª Edição
(Simon & Schuster UK, 2016)



#0.5 A Senhora das Águas (2014)
Título original: The Lady of the Rivers (2011)
Editora: Record (Grupo Editorial Record); Simon & Schuster UK
Tradução: Ana Luiza Borges
Gênero:
Número de páginas: 532
ISBN: 9788501099983
Formato: Capa comum

Sinopse
É o auge da Guerra dos Cem Anos, e os territórios ingleses na França encontram-se sob ameaça. Jacquetta de Luxemburgo não imagina que terá um papel fundamental na política inglesa. Descendente de Melusina, a deusa das águas, ela tem a capacidade de prever o futuro. Após ficar viúva do duque de Bedford, ela se casa com Richard Woodville, seu fiel escudeiro. Depois de sofrer muito preconceito, ela acaba se tornando amiga da rainha mas sua lealdade não mantém a Casa de Lancaster no trono: o rei cai doente e Ricardo, duque de York, ameaça se rebelar contra o reino. Nomeada Lady Rivers, ela vive conforme seus princípios, mas uma visão pode mudar tudo: um futuro inesperado para a filha Elizabeth, uma mudança de destino, o trono da Inglaterra e a rosa branca de York.



Book Trailer

(Clique para ampliar)
1ª Edição
(Simon & Schuster UK, 2011)
2ª Edição
(Simon & Schuster UK, 2012)
3ª Edição (capa da minissérie The White Queen)
(Simon & Schuster UK, 2013)



#Extra The Women of the Cousins' War (2013 - 2ª Edição com capa da minissérie The White Queen)
Tradução do título: As Mulheres da Guerra dos Primos
Tradução do subtítulo: A verdadeira Rainha Branca e suas rivais
Título original: The Women of the Cousins' War: The Duchess, the Queen, and the King's Mother (2011)
Editora: Simon & Schuster UK
Gênero:
Número de páginas: 352
ISBN: 9781471131752
Formato: Capa comum, Digital
Adaptação: The White Queen (2013); The Real White Queen and Her Rivals (2013)
Com David Baldwin e Michael Jones

Sinopse traduzida
Elizabeth Woodville, A Rainha Branca (2009), Margaret Beaufort, A Rainha Vermelha (2010), e Jacquetta, Lady Rivers, A Senhora das Águas (2011) são o assunto dos primeiros três romances da série Guerra dos Primos, de Philippa Gregory, e dos três ensaios biográficos neste livro. Philippa Gregory e dois historiadores, principais especialistas em sua área que ajudaram Philippa a pesquisar seus livros, contam as extraordinárias histórias "reais" das vidas dessas mulheres que até agora têm sido amplamente esquecidas pela história, seus passados e épocas, destacando questões que são levantadas na ficção e esclarecendo os romances.

Com prefácio de Philippa Gregory — no qual Philippa escreve de forma reveladora sobre as diferenças entre história e ficção e examina as lacunas nos registros históricos — e lindamente ilustrado com retratos raros, The Women of the Cousins' War é uma empolgante adição à obra de Philippa Gregory.



Book Trailer

(Clique para ampliar)
1ª Edição
(Simon & Schuster UK, 2011)



#3 A Filha do Fazedor de Reis (2015)
Título original: The Kingmaker's Daughter (2012)
Editora: Record (Grupo Editorial Record); Simon & Schuster UK
Tradução: Patrícia Cardoso
Gênero:
Número de páginas: 476
ISBN: 9788501103567
Formato: Capa comum, Digital
Adaptação: The White Queen (2013)

Sinopse
Richard Neville, conde de Warwick, é conhecido como “Fazedor de Reis”, o homem mais poderoso da Inglaterra no século XV. Sem filhos nem herdeiros, ele usa suas filhas, Anne e Isabel, como peões em seus jogos políticos. No entanto, apesar de seus esforços, vê sua influência reduzida na corte de seu antigo amigo e aliado, Eduardo IV.

Assim, Anne, antes uma criança encantadora, se torna uma mulher corajosa ao acompanhar seu pai Henrique numa guerra contra o rei da Inglaterra e colocando o herdeiro de Henrique VI no trono, com quem Anne é casada. Porém a jovem logo se vê sozinha, pois seu marido morre e sua família está distante.

Então, ela acaba se casando com Ricardo, duque de Gloucester e levando-a novamente ao centro das intrigas da corte. Ao mesmo tempo que sua escolha poderá colocá-la em conflito com outros integrantes da família real, ela fará com que a maior ambição de seu pai se realize: ascender ao trono inglês.



Book Trailer

(Clique para ampliar)
1ª Edição
(Simon & Schuster UK, 2012)
2ª Edição
(Simon & Schuster UK, 2012)
3ª Edição (capa da minissérie The White Queen)
(Simon & Schuster UK, 2013)



#4 A Princesa Branca (2018)
Título original: The White Princess (2013)
Editora: Record (Grupo Editorial Record); Simon & Schuster UK
Tradução: Patrícia Cardoso
Gênero:
Número de páginas: 560
ISBN: 9788501110220
Formato: Capa comum, Digital
Adaptação: The White Princess (2017)

Sinopse
Quando Henrique Tudor conquista a coroa da Inglaterra na Batalha de Bosworth, ele sabe que terá de se casar com a princesa da casa inimiga, Elizabeth de York. Essa é a única maneira de unificar um reino que, há quase duas décadas, está dividido pela guerra. Sua noiva, porém, ainda é apaixonada pelo homem que foi seu grande inimigo, Ricardo III, e a mãe dela, assim como grande parte da Inglaterra, sonha com a volta triunfante de um herdeiro desaparecido da Casa de York.

Além dos limites da Inglaterra, um dos maiores temores do rei — perder a coroa que roubou de Ricardo III — pode estar ganhando forças. Um homem misterioso está reunindo um grande exército. Ele alega ser irmão da nova rainha e o verdadeiro herdeiro do trono. Mas será que ele é mesmo o filho perdido da Rainha Branca, ou apenas um impostor?

Quando os avanços do seu suposto irmão começam a assombrar o reino, a rainha Elizabeth se vê diante de um grande dilema: Tudor ou York, quem ela irá defender? Ficará a rainha ao lado de seu marido, a quem está aprendendo a amar, ou do jovem que afirma ser seu querido irmão desaparecido?



Book Trailer

(Clique para ampliar)
1ª Edição
(Simon & Schuster UK, 2013)
2ª Edição
(Simon & Schuster UK, 2014)
Edição Especial dos EUA (capa da minissérie The White Princess)
(Simon & Schuster, 2017)



#5 The King's Curse (2ª Edição - 2015)
Tradução do título: A Maldição do Rei
Editora: Simon & Schuster UK
Gênero:
Número de páginas: 604
ISBN: 9781451626162
Formato: Capa dura, Capa comum, Digital, Audiolivro
Adaptação: The White Princess (2017); The Spanish Princess (2019-hoje)

Sinopse traduzida
Esta é uma história da deposta real Margaret Pole e da sua visão única da estratosférica ascensão ao poder do rei Henrique VII na Inglaterra dos Tudor.

Jovem, Margaret Pole passa sua vida lutando para libertar seu irmão, preso desde criança na Torre de Londres. A Torre ─ símbolo da usurpação do trono de sua família pelos Tudor ─ assombra os sonhos de Margaret até o dia em que seu irmão é executado sob ordens de Henrique VII.

Além de ser considerada mais uma ameaça à volátil reivindicação do rei Henrique VII ao trono, Margaret está soterrada em um casamento com um gentil apoiador convicto dos Tudor ─ Sir Richard Pole, governador de Gales. Mas a vida tranquila e reservada de Margaret muda para sempre com a chegada de Arthur, o jovem príncipe de Gales, e sua bela noiva, Catarina de Aragão, e logo Margaret se torna uma confiável conselheira e amiga do casal em lua de mel.

O destino de Margaret, como uma herdeira dos Plantageneta, não é uma vida nas sombras. A tragédia lança-a para a pobreza e para a rebelião contra a nova família real, a sorte lhe devolve seu lugar na corte, onde ela se torna a principal dama de companhia da rainha Catarina, e vê o domínio da rainha espanhola sobre o marido e sua queda. Conforme o jovem rei se torna cada vez mais paranoico sobre rivais, ele volta sua temível atenção para Margaret e sua família real.

Em meio a rápida deterioração da corte dos Tudor, Margaret deve escolher se sua lealdade é para com o rei cada vez mais tirânico, Henrique VIII, ou para sua amada rainha e princesa. Presa entre o velho e o novo mundo, Margaret tem que encontrar seu próprio caminho e esconder seu conhecimenteto de uma antiga maldição que assola todos os Tudor, e que está lentamente se concretizando...



Book Trailer

(Clique para ampliar)
1ª Edição
(Simon & Schuster UK, 2014)



REFERÊNCIAS


Sites
Redes Sociais

Sobre Claudia Carvalho

É proprietária e autora do OUL. Interessada em literatura e ficção desde a infância, acredita que conhecimento existe para ser compartilhado.

0 Comentários:

Postar um comentário